Ticker

6/recent/ticker-posts

Aécio e Marina entram na Justiça contra Dilma por causa dos Correios

As campanhas de Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB) entraram com representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a campanha de Dilma Rousseff (PT). Eles acusam o PT de uso da máquina pública para fazer campanha. O caso envolve os Correios.Segundo a campanha do PSDB, a estatal deixou de entregar material de campanha para prejudicar Aécio. A ação também pede que a Justiça apure uma série de denúncias de irregularidades, que vão desde propaganda eleitoral na CUT até o caso de uma eleitora que recebeu a doação de uma prótese dentária para gravar um programa do PT. Já a campanha de Marina Silva entrou na Justiça após a publicação de um vídeo onde o deputado estadual Durval Ângelo (PT-MG) diz que Dilma só vai bem na campanha porque "tem dedo forte dos petistas nos Correios". Se condenada em alguma das ações, Dilma pode ser multada ou até perder o registro da candidatura.
2. Dilma desqualifica denúncias de corrupção nos Correios
Dilma Rousseff (PT) participou de carreata em São José dos Campos, nesta sexta-feira (3). Ao conversar com jornalistas, ela desqualificou as denúncias de aparelhamento nos Correios. "É interessante. Sempre que alguém corre o risco de perder a eleição, quer atribuir ao outro uma responsabilidade que é sua. Mas sempre no que se refere ao aparelhamento, é bom dizer que no Brasil houve redução do quadro público", disse Dilma, segundo O Globo. E aproveitou para criticar o PSDB. "Além disso, é importante dizer que, entre os funcionários públicos, só 23% são por livre nomeação. Não acredito que isso ocorra nas gestões do PSDB".
3. “As preparadas... UH UH UH UHUH”

Dilma disse estar preparada para o segundo turno, independentemente de quem a enfrentar na segunda etapa. A candidata à reeleição afirmou que não está contando com a vitória neste domingo. “Nós estamos contando com o segundo turno. Nós vamos daqui para frente lutar para apresentar nossas propostas de educação saúde, moradia, Minha Casa, Minha Vida. Estamos preparados para enfrentar o primeiro e segundo turno. Não tenho preferência [de candidato]", afirmou de acordo com o G1.
4. 13º para o Bolsa Família
Marina Silva continua criticando seus adversários por não apresentar plano de governo. Só que no último debate entre candidatos a presidente, na TV Globo, ela apresentou uma proposta que não estava em seu progaram e nunca havia sido mencionada durante a campanha. Marina prometeu criar o benefício do 13º salário para beneficiários do Bolsa Família. O jornal O Globo conversou com Walter Feldman, coordenador de campanha de Marina, sobre a proposta. Feldman disse que a ideia era de Eduardo Campos, morto em acidente de avião em agosto. E estimou o custo da proposta em R$ 1 bilhão. "Já havia um estudo com Eduardo. Marina completou o estudo. É uma proposta justa, corresponde ao que todos os trabalhadores tem", disse Feldman. A reportagem também perguntou para Rui Falcão, coordenador do PT, sobre o que ele pensa a respeito do benefício. A resposta foi curta. "Precisa ver se cabe no orçamento".
5. Debate animado

O último debate entre os presidenciáveis antes das eleições foi, sem dúvidas, o mais animado até agora, como mostrou a análise de ÉPOCA. O escândalo na Petrobras foi o centro das discussões, enquanto Marina Silva e Aécio Neves, que disputam palmo a palmo o voto antipetista. As trocas de farpas, réplicas de tréplicas renderam vários memes, é claro.
  •  
A influência televisiva do debate. De passa ou repassa a Friends, de Casos de Família a Teste de Fidelidade (Foto: Reprodução/Twitter)
6. Qual é o número mesmo?
A eleição já é no domingo (5). Enquanto 5% ainda estão indecisos, segundo o último Datafolha, outros tantos já escolheram, mas não têm ideia de qual o número que precisarão digitar na urna na hora H. Segundo a Folha, 34% dos eleitores não sabia o número de seu candidato à Presidência da República. Os “nanicos”- como são chamados os candidatos com 1% ou menos de intenções de voto – são os que mais sofrem do problema, mas Marina Silva (PSB) também corre o risco de perder votos por números errados. 45% das pessoas que declararam votar nela não sabem seu número (e os outros 5% erraram). Por isso, ela e a candidata Luciana Genro (PSOL) - de quem 46% eleitores erram o número – exibiam grandes broches com o número do partido durante o debate da Rede Globo. É ver se na urna os eleitores não errarão o voto por causa do número. Para ajudar, aqui está a lista dos candidatos à presidência e seus respectivos números:
  • - Dilma Rousseff (PT): 13
  • - Marina Silva (PSB): 40
  • - Aécio Neves (PSDB): 45
  • - Pastor Everaldo (PSC): 20
  • - Luciana Genro (PSOL): 50
  • - Eduardo Jorge (PV): 43
  • - Zé Maria (PSTU): 16
  • - Rui Costa Pimenta (PCO): 29
  • - Eymael (PSDC): 27
  • - Levy Fidelix (PRTB): 28
  • - Mauro Iasi (PCB): 21

  •  
Marina Silva (PSB) e Luciana Genro (PSOL) fizeram de tudo no último debate para chamar atenção para o número nas urnas. Já Eduardo Jorge (PV)... (Foto: Felipe Dana/AP Photo)
7. Eleições militarizadas no Rio
A Polícia Militar iniciou nesta sexta-feira (3) uma operação para a segurança da cidade durante as eleições. Segundo o portal G1, serão quase 30 mil policiais nas ruas no sábado e domingo - um aumento de 15 mil policiais em relação às operações normais. A prioridade será proteger os mais de 5 mil locais de votação no Rio. Além da PM, também haverá tropas do Exército atuando, mas apenas nas comunidades pacificadas onde a Força Nacional já atua, como a Favela da Maré. O objetivo é manter a ordem durante a votação e reagir aos episódios de violências na cidade. Nos últimos dias, cinco pessoas morreram em comunidades pacificadas.
Soldados patrulham o Complexo da Maré, no Rio (Foto: Silvia Izquierdo/AP)

8. Mãe de Richa recebe duas pensões
O caso de pessoas que continuam solteiras para receber pensão do Estado é mais comum do que se pensa. Um reportagem de ÉPOCA do ano passado mostrou vários exemplos de filhas de servidores que não se casaram no civil para continuar recebendo pensão, mesmo tendo casado no religioso. Uma situação parecida ocorre com a mãe de Beto Richa (PSDB), candidato ao governo do Paraná. Viúva do ex-governador José Richa, Arlete Vilela Richa recebe duas pensões - uma paga pelo Senado e outra pelo governo do Paraná - que somam R$ 37 mil por mês. Acontece que Arlete mora com o médico Farid Sabbag há quatro anos, mas sem casar no papel, segundo a Folha. Se ela estivesse casada, perderia o benefício. A pensão virou arma de ataque nas mãos do adversário de Richa, Roberto Requião (PMDB), que mencionou o tema no último debate para governadores nesta semana.
9. Alckmin cai em pegadinha
Te peguei! Geraldo Alckmin cai em pegadinha de estudantes (Foto: Reprodução/Facebook)
Uma novidade nesta campanha é que selfies viraram o novo santinho. Ter um eleitor (ou um aliado) postando fotos nas redes sociais pode render mais apoio e publicidade do que os antigos papéis de propaganda. Ávidos por essa publicidade gratuita, candidatos não hesitam antes de tirar foto com quem quer que seja. Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo e candidato à reeleição, viu que isso pode não ser tão vantajoso assim, ao cair em uma pegadinha nesta sexta-feira (3). Um grupo de estudantes posou para fotos com o candidato e sacaram de última hora um cartaz que perguntava “Onde está a água?”. A imagem ganhou as redes, mas foram seus críticos que mais compartilharam. De acordo com uma delas, Alckmin “não tem vergonha na cara” por não admitir o racionamento de água na capital paulista. As jovens, segundo o Estadão, votarão em Alexandre Padilha (PT).
10. Jatene despenca
O palco, no momento do acidente (Foto: Reprodução/Twitter)


Em uma disputa acirrada pelo governo do Pará contra Helder Barbalho (PMDB), o atual governador do Estado, Simão Jatene (PSDB), despencou na noite de quinta-feira (2). Não, não foi nas pesquisas de intenção de voto, mas sim literalmente. Enquanto participava de um comício em Castanhal, no nordeste do Estado, o palco desabou. O acidente feriu levemente dez pessoas, inclusive o próprio candidato, segundo o iG.
Leia também :

Postar um comentário

0 Comentários