O Novo Uno 2015 recebeu uma série melhorias no visual externo e interno, bem como no acabamento e também em equipamentos, especialmente com a chegada de duas importantes versões: Dualogic Plus e Evolution.
A primeira vem com botões no lugar da tradicional alavanca de marchas, enquanto o segundo dispõe do sistema Start&Stop, que desliga e religa o motor quando o veículo está parado, proporcionando assim um ganho em economia de combustível de até 20%, segundo a Fiat.
É esta última versão que foi testada pelo NA. O Novo Uno Evolution 2015 também recebeu alguns itens de segurança adicionais, que tornaram o popular da marca italiana mais seguro e destacado no segmento.
Recentemente, a Fiat reajustou o preço básico desta opção, que passou de R$ 36.770 para R$ 40.130. O aumento foi gerado porque ar condicionado, para-brisa degradê e faróis de neblina passaram a ser itens de série. O modelo testado estava com todos os opcionais, exceto o pacote de personalização Dark&Grey, chegando assim a R$ 45.402.
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Por fora…

O Novo Uno 2015 recebeu uma série de mudanças no visual exterior, destacando-se o capô com chanfro para o logotipo da Fiat e faróis com fractais alusivos ao “quadrado redondo”, símbolo do Novo Uno.
A grade falsa tem acabamento em preto brilhante com os três quadrados em prata. Os faróis de neblina possuem máscara exterior preta. Nas laterais, os retrovisores possuem repetidores de direção com mesmo formato quadrado, enquanto as maçanetas são pintadas na cor da carroceria.
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As rodas de liga leve aro 14 com pneus 175/65 R14 tem visual interessante. No teto, apenas uma antena ajustável. Na traseira, destaque para as lanternas com lentes transparentes e fractais “quadrados redondos” no conjunto interno. A tampa é lisa e o logotipo da Fiat bem que poderia abrir a tampa, pois não dá para fazê-lo por comando na chave.
Para destrava-la somente no modo antigo, girando-se a chave na fechadura ou por um comando interno. O para-choque traseiro exibe alguns dos itens que o Uno Evolution possui quando está com pacote completo. Sensores de estacionamento e uma discreta câmera de ré podem ser vistos.
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Por dentro…

No interior, o modelo apresenta um visual mais moderno e acabamento com impressão melhor. Todo o revestimento preto da parte superior de painel e portas possui interessante textura com o nome “Uno” estilizado. O material é em plástico duro, mas de aparência mais bem cuidada que o anterior.
Um dos pacotes presentes nessa unidade de teste é a Black&White. Por isso, a parte central do painel apresenta acabamento branco com textura 3D de boa aparência. Volante e parte dos bancos apresenta essa tonalidade, enquanto o console do rádio, base do volante, maçanetas e console do ar condicionado, possuem acabamento em preto brilhante.
O sistema de áudio tem boa aparência e conta com rádio, Bluetooth, MP3, USB e Auxiliar, sendo estas duas sobre o console central. Logo abaixo do som, um botão chama atenção. Trata-se do comando de desligamento do Start&Stop. Há também comando dos faróis de neblina, desembaçador traseiro e luz de alerta.
O volante é grande e tem a parte superior em tonalidade branca, enquanto a base é em preto brilhante, conforme dito mais acima. Os comandos são de áudio, telefonia e computador de bordo. Há também regulagem de altura, mas o curso é pequeno.
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O quadro de instrumentos se destaca pelo grande display com várias funções, entre elas velocímetro digital, consumo médio e instantâneo, autonomia, tempo de viagem, mensagens do veículo, mídia, hodômetro, entre outros. Velocímetro, conta-giros e nível de combustível são analógicos. Há uma luz de alerta de ativação do Start&Stop.
Abaixo do acabamento personalizado do painel, há espaços para moedas e pequenos objetos. O porta-luvas tem iluminação e pouco espaço, sendo bem baixo em relação ao passageiro. Entre os bancos, porta-objetos e um prático apoio de braço para o condutor, apesar do Novo Uno Evolution 2015 não dispor de piloto automático.
As portas possuem acabamento em tecido na parte central, bem como maçanetas em preto brilhante e material da parte superior personalizado. Os comandos dos vidros e retrovisores estão em boa posição, sendo que os vidros possuem acionamento one touch tanto para subir quanto para descer. Eles também são ativados pela chave canivete.
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As portas apresentam também porta-copos/garrafas/objetos. As entradas traseiras agora dispõem de vidros elétricos, inexistente na primeira versão. Os bancos são personalizados com tecido mesclado na parte central e branco nas laterais. O assento do condutor tem regulagem de altura, assim como os cintos de segurança.
Falando neles, o banco traseiro bipartido oferece cinto de segurança central de três pontos e retrátil, sendo preso no teto. O item deveria ser obrigatório em todos os carros e o Novo Uno 2015 pelo menos corrigiu essa falha “nacional”. Há igualmente três apoios de cabeça reguláveis.
Teto e colunas desta versão são pretos, dando um ar mais sofisticado ao popular da Fiat. O console central apresenta luz interna, alarme, espelho convexo para visualização do banco traseiro e porta-documentos.
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Os para-sóis possuem espelhos, mas não são iluminados. Destaque para o retrovisor dia/noite, que possuem uma tela de LCD para a câmera de ré, facilitando assim as manobras. O modelo ainda conta com sensor de estacionamento.
O espaço geral é modesto. Na frente, o condutor tem comandos com boa ergonomia e a visibilidade para frente e laterais é muito boa. A altura interna não é das melhores. Na parte traseira, o espaço para as pernas é reduzido. Os bancos apresentam espuma macia e os dianteiros seguram pouco o corpo nas curvas.
O porta-malas de 280 litros é apenas mediano e dá conta do recado para uma família pequena ou casal sem filhos. O tecido do assoalho poderia ser mais rígido e denota corte de custos, pouco observado no novo acabamento. As tampas do bagageiro e tanque possuem comandos no assoalho interno, junto ao condutor.
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Por ruas e estradas…

O Novo Uno Evolution conta com motor 1.4 Fire Evo Flex de 85/88 cv a 5.750 rpm e 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol. Para um carro de 990 kg, ele dá conta do recado e apresenta agilidade no dia a dia. Não é exatamente silencioso, mas fica na média da categoria.
Nas retomadas, ele responde de forma adequada para seu porte, assim como nas saídas. O câmbio de cinco marchas tem engates macios, mas nem sempre precisos. A falta de força nas saídas – já percebida em outros modelos da marca – é perceptível, mas nada que prejudique o desempenho de forma geral.
Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 3.000 rpm, o que não é ruim nem mesmo em comparação com alguns carros de potência e motor ligeiramente maiores. O nível de ruído é o esperado para um carro dessa categoria. O consumo rodoviário ficou em 10,4 km/litro e o urbano em 8,5 km/litro. Nos dois casos, usando-se um tanque cheio de etanol fornecido pela fábrica. O resultado não chegou a surpreender, apesar do uso do Start&Stop.
O dispositivo de desligamento do motor funciona com câmbio em ponto morto e em velocidades abaixo de 7 km/h. Os freios permanecem “cheios” durante o funcionamento do Start&Stop, mas se o condutor bombeá-lo, o motor religa novamente para dar pressão ao sistema. Da mesma forma com o nível da bateria.
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Se o ar condicionado estiver ligado, ficará apenas na ventilação. Por isso, em dias quentes, o melhor é gelar ao máximo e deixar na recirculação para que o interior mantenha uma temperatura mais agradável no anda e para do trânsito urbano.
O acionamento do motor é feito pelo pedal da embreagem, sendo quase imperceptível ao sair, já que o tempo para engate e saída é maior que nos carros automáticos, que sofrem um pouco com Start&Stop em saídas mais rápidas.
A suspensão do Uno Evolution 2015 tem bom ajuste para a buraqueira e defeitos do asfalto brasileiro. Não é excessivamente mole, mas oferece estabilidade apenas razoável em curvas mais fechadas. Por ser baixo, o compacto da Fiat não sofre tanto nesse quesito. A direção hidráulica poderia ser mais leve em baixas velocidades e em manobra. Já os freios atendem bem ao popular. De forma geral, é bom para a cidade e mediano para a estrada.
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Por você…

A Fiat sempre se adaptou bem às circunstâncias do mercado brasileiro e com o Novo Uno não foi diferente. As mudanças no exterior e principalmente no interior foram bem-vindas, bem como as novas opções de câmbio e economia de combustível, no caso o Start&Stop. Pena que os dois itens não estejam juntos numa mesma versão.
Cinto de três pontos em posição central e retrátil, câmera de ré e um pacote de equipamentos mais generoso, trazem mais segurança e conforto ao compacto, bastante reduzidos antes da atualização. Claro que não se pode ter tudo, mas as mudanças já são um bom começo.
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O preço de R$ 45.402 com os itens mencionados acima é naturalmente alto, mas se compararmos com os demais, ele fica dentro da infeliz média de nosso mercado. ESP, TCS, Hill Holder e airbags laterais poderiam estar presentes, mas com certeza o preço chegaria aos R$ 50.000.
Ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico (one touch total), rádio/MP3/USB/Bluetooth, Start&Stop, airbag duplo, ABS, câmera de ré, rodas de liga leve, faróis de neblina, computador de bordo, acabamento personalizado, entre outros, estão presentes nesse preço.

Medidas e números…

Ficha Técnica da Novo Fiat Uno Evolution 2015:

Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, 8V flex
Cilindrada – 1368 cm³
Potência – 85/88 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 12,4/12,5 kgfm a 3.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – Manual de cinco marchas
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 10,8 segundos
Velocidade máxima – 172 km/h
Rotação a 110 km/h – 3.000 rpm
Consumo estrada – 10,4 km/litro (etanol)
Consumo urbano – 8,5 km/litro (etanol)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Barra de torção
Hidráulica
Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 14 com pneus 175/65 R14
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 3.811 mm
Largura – 1.636 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.480 mm
Entre-eixos – 2.376 mm
Peso em ordem de marcha – 990 kg
Tanque – 48 litros
Compartimento de carga – 280 litros
Preço: R$ 40.130 (básico)
R$ 45.402 (com todos os opcionais, exceto pacote Dark&Grey)

Galeria de fotos do Novo Fiat Uno Evolution 2015:

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