Terminou em confusão um protesto organizado pelos policiais civis do Tocantins, em Palmas, na tarde desta sexta-feira, 20. A manifestação foi realizada depois que a categoria decidiu, em assembleia, paralisar as atividades no estado. Segundo o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol), a greve começa, de fato, a partir das 8 horas da manhã da próxima quarta-feira, 25, obedecendo, assim, o prazo previsto em lei.

Tumulto

Depois de decidir pela greve, cerca de 800 policiais civis participaram de um ato, na Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia, em Palmas. Os manifestantes subiram em um carro de som e discursaram apresentando as reivindicações da categoria.

Durante o protesto, houve um princípio de tumulto entre os manifestantes e policiais mlitares da Casa Militar, responsável pela segurança da Praça. O empurra-empurra foi controlado após alguns minutos. O clima no local, porém, permaneceu tenso. 


Motivo da greve

Os policiais civis decidiram cruzar os braços em protesto contra o decreto do governador Marcelo Miranda (PMDB) que suspendeu os benefícios concedidos na gestão passada.

De acordo com o presidente do Sinpol, Moisemar Marinho, os agentes defendem a elevação de todas as categorias da polícia civil de nível médio para nível superior.

"Desde 2007, temos lutado pelo reconhecimento na tabela financeira de nível superior da policia civil. Em 2014 o sonho virou realidade com o advento da Lei 2.851, que corrige essa injustiça. A correção está parcelada em quatro anos, ou seja, até 2018. Ocorre que em 2015, após 40 dias de vigência da lei, o estado suspendeu os efeitos financeiros frustrando dessa forma toda categoria", afirmou o sindicalista.

Ainda segundo o Sinpol, o governo ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei, aprovada durante a gestão do ex-governador Sandoval Cardoso (SD). 


"Essa correção já aconteceu em relação aos peritos policiais, pois todos também eram de nível médio e foram elevados para nível superior em 2007. O que defendemos é que todos os policiais civis sejam tratados igualmente", finalizou.

Reunião

Os policiais civis participaram de uma reunião com representantes do governo, na manhã da próxima terça-feira, 24. O estado pretende convencer a categoria a desistir da paralisação em uma última tentativa de negociação antes de a greve ser efetivada. 
Leia também :