Imagens dos dois suspeitos
Três pessoas serão indiciadas por terem filmado e divulgado em redes sociais parte do procedimento de embalsamamento do corpo do cantor sertanejo Cristiano Araújo, na tarde de quarta-feira, na Clínica Oeste, no Setor Aeroporto, em Goiânia. Dois funcionários da clínica e um amigo da mulher identificada como Márcia Valéria, que teria espalhado as imagens nas redes sociais, vão responder na Justiça pelo crime de vilipêndio de cadáver, cuja pena vai de 1 a 3 anos de detenção, mais multa. Em nota divulgada por assessoria de imprensa da clínica, o estabelecimento informou que os dois funcionários seriam demitidos por justa causa.

O delegado Eli José de Oliveira, titular do 4º Distrito Policial, responsável pela investigação, disse que os funcionários já foram ouvidos, assim como uma das sócias-proprietárias da clínica. Márcia Valéria teria dito no depoimento que filmou parte do procedimento e o repassou apenas para um amigo, que teria espalhado a filmagem pelo aplicativo WhatsApp. Ele ainda não foi ouvido. O outro funcionário é mostrado fazendo o procedimento.

A sócio-proprietária da clínica não seria, a princípio, indiciada. Segundo o delegado, ela mostrou-se chocada com o fato e levou para a Polícia Civil o regimento interno da clínica que proíbe o uso de equipamentos de foto e filmagem no local onde os corpos são preparados. Ela teria dito que é proibido fazer fotos e filmagens de qualquer um dos procedimentos e como isso não foi respeitado pelos funcionários, os mesmos serão demitidos por justa causa.

A filmagem que causou comoção e revolta nas redes sociais tem 55 segundos de imagens do procedimento de embalsamamento do corpo de Cristiano Araújo. O corpo aparece com as vísceras à mostra, com o esterno exposto para que o funcionário faça a sucção dos fluídos corporais. Enquanto isso, a funcionária com o celular, mostra o procedimento. "Tenho que filmar de cá para eu pegar o..." e mostra o rosto do cantor. Depois pede ao colega que dê um tchau para a câmera e é ignorada por ele, que continua o trabalho. "Não mesmo, né?", diz a mulher para o colega e dá uma gargalhada.

"Tire a costela daí", pede a mulher, referindo-se ao esterno e é atendida pelo funcionário que fazia o procedimento. Ela filma novamente o rosto e o resto do corpo do cantor rapidamente e se filma dizendo: "Aí eu paro aqui".

As imagens foram analisadas pela Polícia Civil que, ainda na noite de quinta-feira, descartou qualquer possibilidade delas terem sido feitas nas dependências do Instituto Médico Legal (IML). A clínica rapidamente se manifestou, assumindo que o fato aconteceu em suas dependências e que os responsáveis seriam punidos com demissão.

Confira a nota da Clínica Oeste na íntegra:

“NOTA À IMPRENSA
Em virtude dos últimos acontecimentos envolvendo a divulgação de imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, a Clínica Oeste vem a público informar que repudia com veemência o ato dos dois funcionários que, de maneira mórbida, gravaram e divulgaram tais imagens.
A clínica tem como procedimento orientar sua equipe que, inclusive, assina regulamento interno de trabalho e Ordem de Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho individual para cada caso, documentos estes que proíbem que toda e qualquer etapa do trabalho desenvolvido na empresa seja gravado, fotografado e, principalmente, divulgado.
Diante do erro cometido por dois funcionários de seu quadro profissional, a clínica informa que não é conivente com este tipo de conduta e que já tomou as providências legais para efetuar as demissões por justa causa.
A Clínica Oeste existe há quatro anos e reitera seu compromisso com a ética, a transparência, o zelo pela prestação do serviço e o respeito às famílias, e se solidariza com todos os que, como ela, repudiam tal ato.”
Leia também :