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Exclusivo! Flagramos no Brasil o novo Toyota Prius, que chega em junho

Você já pensou em possuir um carro capaz de poluir menos o meio ambiente, mais seguro e tecnológico, além de ser extremamente econômico, chegando a fazer até 40 km/l de consumo? Ele existe. É o novo Toyota Prius, que será lançado no próximo dia 6 de junho, em Brasília. O modelo, que desde janeiro de 2013 é importado do Japão, aposta na sua nova geração para continuar sua missão de  "educar o consumidor brasileiro " sobre as vantagens da tecnologia híbrida. Neste sentido, a Toyota vai focar as vendas mais para as pessoas físicas, sem deixar as pessoas jurídicas de lado.

“Estou no Brasil com este objetivo: trabalhar forte para educar consumidores e também os governos sobre os benefícios da tecnologia híbrida", afirmou o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota Brasil, Steve St. Angelo, em entrevista ao Uol Carros. Entre as vantagens, além da preocupação ambiental, o executivo  ressaltou os ganhos no bolso. “Além da economia na hora de abastecer, o custo de manutenção do Prius é menor que o de um carro comum equivalente. E o custo de revisão é exatamente o mesmo do sedã Corolla”, frisou.

Na mesma entrevista, St. Angelo descartou a fabricação do Prius num futuro próximo no Brasil. Segundo ele, o volume vendido ainda seria pequeno e poucos saberiam aproveitar totalmente o carro, não justificando o custo da nacionalização. Em 38 meses, conforme a Toyota, foram vendidas 673 unidades no País, média de 18 carros por mês. Em abril, segundo a Fenabrave, foram 83 unidades. "Fico preocupado com esta baixa aceitação pelo brasileiro da tecnologia híbrida, porque o motor a combustão vai morrer", afirmou o executivo. Atualmente, a venda do Prius está concentrada em carros de frotas de táxi em Minas Gerais e São Paulo, bem como na USP, Detran do Distrito  Federal e polícias de Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Motor

Produzido sobre a nova plataforma modular da Toyota (que também vai original o C-HR e a nova geração do Corolla), o novo Prius chega com o motor 1.8 VVT-i de quatro cilindros, mas retrabalhado para gerar 96 cv e 14,5 kgfm de torque (gasolina), aliado a elétrico (recarregável por meio de bateria) de 72 cv e 16,6 kgfm. No geral, a potência do sistema é de 122 cv, mas a Toyota afirma que o carro está 20% mais econômico, chegando a 40 km/l de consumo.

Mais seguro, ele tem seis air bags, aços de maior rigidez, controle de cruzeiro adaptativo, sistema anti-colisão frontal, lateral e de detecção de pedestres, faróis automáticos com LED. O novo Prius manteve inalterado seu entre-eixos, de 2,70 metros. Mas ele está mais comprido. O comprimento total cresceu 6 centímetros, totalizando 4,54 metros. O teto e o centro de gravidade foram rebaixados em 2 e 2,5 centímetros, respectivamente. A expectativa é de que os preços atuais -  entre R$ 111 mil  e R$ 120 mil –  sejam mantidos.

Chamada de TNGA – Toyota New Global Architecture -, a nova plataforma também melhorou o interior do carro, que agora proporciona mais conforto e melhor posição de dirigir,  graças ao bom aproveitamento do espaço e à modulagem dos bancos. O porta-malas cresceu, por causa da utilização de uma bateria menor, mas com maior capacidade de energia para alimentar o motor elétrico.
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