A companhia aérea Gol lançou nesta segunda-feira (9) o novo canal de check-in pelo Twitter. A empresa é a primeira da América Latina a oferecer essa possibilidade, com a possibilidade de confirmação dos documentos e informações necessárias para o voo, até a própria emissão do cartão de embarque com QR Code para acesso direto à área de embarque.

“Temos mais de 500 mil seguidores no Twitter e uma ampla interatividade com os clientes por este canal, o que nos estimulou a criar o serviço pela plataforma. A companhia está sempre buscando inovar e trazer soluções inteligentes aos clientes. Esta novidade é mais uma opção para o cliente fazer o check-in como e onde ele quiser”, explica Lilian Santos Faria, gerente de Marketing Digital e E-commerce da Gol.

A solução funciona tanto para voos domésticos quanto para internacionais. Passageiros da GOL também podem realizar o check-in pelo site no computador ou tablet, pelo aplicativo no smartphone, no mobile site em celulares, nos totens de autoatendimento nos aeroportos ou no balcão do aeroporto.

“O Twitter tem desenvolvido produtos que ajudam as marcas a atenderem seus clientes e facilitarem suas vidas. Acreditamos neste lançamento em conjunto como uma solução inovadora e super prática de check-in, que certamente irá surpreender e encantar os clientes”, comenta Daniel Carvalho, diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter na América Latina.

Como funciona o check-in pelo Twitter

Os passos são simples e rápidos. Após acessar uma conta do Twitter, e ser seguidor da empresa no @voeGOLoficial, basta fazer um “tuíte” na timeline com a hashtag #GOLcheckin, que automaticamente aparecerá uma mensagem privada pedindo ao passageiro o código localizador da passagem.

Feito isso, o sistema precisará de algumas validações. Primeiro, será necessário escolher o trecho (ida ou volta), que se desejar realizar a viagem. Depois, caso exista mais de um passageiro no mesmo código, deve-se escolher o nome da pessoa que será feito o check-in. Este processo pelo Twitter é individual, e em todas as etapas basta escolher entre as opções que já aparecem na tela.

Na sequência, pede-se a confirmação do número de documento que o cliente levará em sua viagem. A lista de opções segue o padrão exigido pelos órgãos oficiais, como a identidade (RG), carteira de habilitação ou passaporte para os voos internacionais.

Caso o cliente seja registrado no programa de fidelidade da companhia (Smiles), será possível ainda inserir este número para o acúmulo de milhas. O próximo passo é a escolha do assento, que da mesma maneira, é realizado com a digitação do número da poltrona disponível. Esse passo só aparecerá no caso do cliente não ter feito essa escolha no momento da compra. E antes de finalizar, é preciso ler e estar ciente com os termos de responsabilidade.

Por último, o cliente terá acesso ao seu cartão de embarque com QR code, que poderá ser apresentado na hora do embarque pelo celular, evitando filas e otimizando tempo.
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