A ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, faleceu nesta terça-feira (12). Ela lutava contra um um câncer no pulmão. A informação foi confirmada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, do Governo da Bahia, e pelo Geledés Instituto da Mulher Negra.Ela era doutora em sociologia (Universidade de Michigan - USA) e foi uma das políticas mais atuantes nas áreas de negritude e de gênero. Natural de Porto Alegre, ela era graduada em administração pública e de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em Salvador, recebeu o título de mestre em ciências sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Em sua página no Facebook, a presidente afastada Dilma Rousseff publicou uma mensagem em homenagem a ex-ministra.
"Hoje é um dia triste para todos do movimento negro e daqueles que lutam pela igualdade racial no Brasil. A morte da querida Luiza Bairros, ex-ministra da Promoção da Igualdade Racial em meu primeiro governo, deixa a todos nós muito consternados.
Luiza foi uma incansável militante da causa negra e da democracia brasileira. Sua obra permanece viva e continua sendo um símbolo da luta contra o preconceito e em favor das melhores causas da vida política nacional.
Meus sentimentos à família, aos amigos e companheiros de luta. Estejam certos que sua lembrança guiará a todos nós na luta pela igualdade racial e de gênero. Sempre nos sentiremos honrados pelos anos de convívio com Luiza Bairros", publicou Dilma Rousseff.
Leia também :