Pastor anuncia um saquinho de sabão em pó milagroso, que limpa que nem Jesus”, e que “uma benção especial está neste sabão.

As igrejas brasileiras estão dominando cada vez mais os espaços na televisão.Usam o meio de comunicação para exibir os rituais, mostrar sua fé, explicar no que acreditam, e, principalmente, conquistar novos fiéis, que se reverberam em novas ofertas, artigo que mantém a existência não só das igrejas, como de muitos canais de televisão que exibem esse tipo de programação. Se no passado a Igreja católica chegou a fazer a chamada venda de “indulgências”, quando os fiéis conquistavam um lugarzinho no paraíso, hoje muitas denominações evangélicas fazem atos parecidos. A criatividade é grande. Do óleo abençoado, tijolo da benção e até sabão em pó ungido. Pode parecer surpreendente, mas esses itens são quase diariamente vendidos na TV.

Nesta quarta-feira, 20, o jornalista Flávio Ricco comentou em sua coluna no UOL sobre essa exploração dos fiéis. São igrejas que acabam pegando muito justamente de quem mais precisa. O brasileiro, de acordo com pesquisas, é um dos povos mais religiosos do mundo. Por isso, não se incomoda tanto em gastar para conseguir as bençãos de Deus, mesmo até em tempos de crise econômica. No programa ‘Agenda dos Pastores’, exibido pela RedeTV!, por exemplo, um saquinho de sabão em pó que faz “milagres” é vendido a R$ 35. O valor é três vezes mais caro que um sabão das melhores marcas nos supermercados brasileiros.

O momento da venda acontece no horário do missionário R.R. Soares. “Um saquinho de sabão em pó milagroso, que limpa que nem Jesus”, e que “uma benção especial está nele”, diz um pastor durante as chamadas que são exibidas na programação. Há de tudo. Em outro programa, uma mulher sugere que os fiéis não entrem na igreja errada ou façam doações em outras denominações religiosas, sob o risco de não ser mais abençoado por Deus.

O Apóstolo Valdemiro Santiago é craque nesse tipo de ação.  É dele a ideia de vender “tijolinhos” durante o culto.

Veja abaixo o vídeo que mostra o líder religioso vendendo o sabão da limpeza espiritual e tire suas próprias conclusões:

Leia também :