Um bode vai disputar a eleição com a atual prefeita do município de Jati, no Ceará, a 525 km de Fortaleza. A “candidatura” do animal foi lançada depois que o pré-candidato, “Dr. Jarbas”, perdeu o prazo para desligar-se do posto de médico, do programa Mais Médicos. A ideia é protestar contra a atual gestão de Maria de Jesus Diniz Nogueira (PSD), conhecida como Neta.

Os “eleitores” do Bode 90 – nome adotado para a campanha – digitarão o 90 na urna eletrônica em 2 de outubro, de modo a anular o voto. Uma fonte ouvida pelo jornal O Povo disse que o animal iniciou a campanha no último dia 18, percorrendo as ruas do município. No entanto, ele será poupado das rotinas exaustivas nos próximos dias para evitar maus-tratos.

A atual prefeita, que tenta reeleição é candidata única, uma vez que a candidatura do bode não passa de uma brincadeira e, portanto, sem registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Conforme a atual legislação, é válida a eleição de candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, os que obtiverem a maioria simples de votos em municípios de até 200 mil habitantes e no caso de maioria absoluta de votos, naqueles municípios com mais de 200 mil eleitores.

Leia também :