O ataque ocorreu antes do meio-dia quando um suicida detonou seu colete de explosivos em uma tenda de luto no bairro xiita de Karrada, no sul de Bagdá, disse a fonte sob condição de anonimato.

A tenda foi criado para xiitas muçulmanos para comemorar a morte de Imam Hussein, um dos doze imames mais venerados os xiitas ', que foi enterrado em Karbala, cerca de 110 km ao sul de Bagdá.

Os muçulmanos xiitas usado para observar o clímax de seu pranto em Ashura, que marca o dia da morte de Imam Hussein, e vai continuar o ritual até o Arbaeen, ou 40 dias após a morte do Imam.

O atentado aconteceu um dia após o outro ataque suicida visando uma tenda de luto no bairro xiita de Shaab, no nordeste de Bagdá, que deixou 32 pessoas mortas e alguns outros 60 feridos.

Nenhum grupo até agora assumiu a responsabilidade pelo ataque de domingo, mas o grupo militante Estado Islâmico (IS) reivindicou a responsabilidade pelo ataque mortal de sábado em um comunicado, que a autenticidade não pôde ser verificada de forma independente.

No entanto, o grupo é, na maioria dos casos, é responsável por tais ataques suicidas contra áreas onde multidões de pessoas se reúnem, incluindo mercados, cafés e mesquitas em todo o Iraque.

Atos de terrorismo, violência e conflitos armados matou 1.003 iraquianos e feriram outros 1.159 em setembro em todo o Iraque, a Organização das Nações Unidas Missão de Assistência para o Iraque disse.

Muitos culpam o atual instabilidade crónica, ciclo de violência, ea emergência de grupos extremistas, como o é, os EUA, que invadiram e ocuparam o Iraque, em Março de 2003.
Leia também :