Matéria publicada pelo jornal americano The Washington Post, fala sobre a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o seguinte título: “ele foi o político mais popular da Terra. Agora Lula pode ir para a cadeia”.

“Em oito anos como presidente, ele presidiu em um período de crescimento econômico enquanto introduziu políticas de bem estar social que ajudaram a tirar 36 milhões de pessoas da pobreza. Em 2009, o presidente dos EUA, Barack Obama, chamou-o de o presidente mais popular da Terra”, diz a publicação.
 O jornal ressalta que Lula foi acusado de corrupção e lavagem de dinheiro no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato, que inclui também integrantes do seu partido, o PT.

A matéria cita ainda que a economia do Brasil se afundou numa recessão enquanto a sua sucessora, Dilma Rousseff, escolhida a dedo por ele, sofreu impeachment no final de agosto em meio a acusações de que teria violado leis orçamentárias.

O Washington Post finaliza o editorial reforçando que, mesmo com problemas, Lula ”está longe de ter sido eliminado da política’‘.
”Pesquisas recentes mostram Lula na liderança da corrida eleitoral para a Presidência em 2018, com quase um terço dos votos. A popularidade dele se mantém forte em parte por causa da sua narrativa como um presidente que nasceu na pobreza”, diz a publicação. Informações:MSN.com
Leia também :