Você já compartilhou uma Fake News? Todos os dias milhares de notícias falsas são divulgadas nos veículos de comunicação. As consequências desses erros podem ser graves, por isso, devemos aprender a evitar contribuir a propagação dessas informações ludibriosas.

Disseminações de informações falsas e tendenciosas sempre existiram em toda cultura mundial. Porém, com o surgimento da internet e redes sociais que oferecem aos seus usuários liberdade para publicarem o que desejarem, acentuou-se o compartilhamento em massa desse tipo de notícia.

Títulos sensacionalistas, imagens que chamam atenção e conteúdos de interesse público fazem das Fake News tentadoras ao leitor. Devemos conscientizar toda sociedade que compartilhar informações falsas, fotos e vídeos manipulados e publicações duvidosas podem trazer riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes.

Em matéria do site Superinteressante, “Como identificar e combater fake news?”, são dadas algumas dicas de como não cair nesta armadilha:


– Analise: Antes de compartilhar um texto, é importante lê-lo com calma. Observe se ele possui muitos erros de ortografia e excesso de adjetivos. Desconfie se houver muitas opiniões, títulos sensacionalistas e dados sem indicar a fonte.

– Pesquise: Sites com nomes e layout parecidos com o de veículos conhecidos, sem identificar seus autores e nem informações de contato, são suspeitos. Às vezes, os especialistas consultados nem existem.

– Confirme: Cheque se a notícia saiu em algum outro jornal, revista ou site. Tome cuidado, pois um conteúdo falso nem sempre é 100% mentiroso. Às vezes é só um trecho usado fora de contexto ou uma matéria muita antiga compartilhada como nova. Essa manipulação contribui para a desinformação.

– Denuncie: No Facebook, é possível classificar o conteúdo suspeito como “falso”: basta clicar nos três pontinhos do canto direito da publicação. As agências de checagem de fatos especializadas em confirmar ou desmentir discursos políticos,

 vídeos e até correntes de WhatsApp possuem formulários de denúncia.

Pesquise antes de compartilhar! Somente com a mobilização de todos as Fake News serão evitadas.




Leia também :